Após passar uma semana inteira atrás da Record no Ibope, a Rede Bahia decidiu partir para o tudo ou nada. O site Notícias da TV informa que a partir de segunda-feira (25), a afiliada da Globo no maior Estado do Nordeste irá tirar o Bem Estar do ar para bater de frente com os programas regionais das concorrentes. Em fevereiro de 2019, assim que acabar o horário de verão, será a vez do Encontro e Vídeo Show serem limados.
É a primeira vez neste século que a Globo abre mão de programas obrigatórios em rede nacional para tentar salvar a audiência de uma afiliada. Nem o Bom Dia Brasil será poupado. Ele perderá espaço para uma versão maior do Jornal da Manhã, o Bom Dia São Paulo de Salvador.
As mudanças na Bahia são um golpe no conceito de rede implantado pela Globo nos anos 1970. Atualmente, as afiliadas têm direito a apenas três horários para produções locais de segunda a sexta-feira: das 6h às 7h30; das 11h45 às 13h20; e das 19h15 às 19h30. Nos sábados, podem ocupar duas faixas, a das 6h às 9h e das 14h às 14h50, e nos domingos, das 6h às 8h.
A primeira modificação, que é o sacrifício do Bem Estar, será possível graças ao horário de verão. Durante sua vigência, as emissoras que estão em localidades com fuso diferente do de Brasília exibem toda a programação pré-gravada. Quando o Bem Estar entra no ar na Bahia, ele já acabou no Sudeste.
O programa de saúde tem a pior performance dentre todos os veiculados pela afiliada. Com média de 3 pontos, espanta o público, que migra para o SBT e a Record. Exibido na sequência, o Encontro com Fátima Bernardes não faz milagre. Fica em terceiro lugar, bem distante das líderes.
A direção da Rede Bahia elegeu os matinais como principais responsáveis por sua crise no Ibope. O desempenho fraco deles afeta o Bahia Meio-Dia, que não consegue performar bem. Mesmo com a contratação de Jessica Senra, que apresentava um noticiário líder na Record, o telejornal continuou atrás do Balanço Geral local.
A primeira tentativa de diminuir o impacto do desastre matinal no restante da programação foi o corte de 15 minutos do Encontro, há três meses, permitido pela Globo nacional. O programa de Fátima Bernardes termina às 11h45 no Estado, 15 minutos antes do restante do país. Deu certo. Mais longo, o Bahia Meio-Dia passou a chegar perto da Record.
Os resultados positivos levaram a direção da afiliada a pedir para a Globo mais espaço para suas produções locais. E conseguiu. Já a partir de segunda, o Bahia Meio-Dia entrará no ar às 11h30. O Encontro irá ao ar às 10h20, após o Mais Você.
O corte do Bem Estar é apenas o primeiro passo de um projeto mais ambicioso da Rede Bahia. O Notícias da TV apurou que Encontro com Fátima Bernardes e Vídeo Show deixarão de ser exibidos na Bahia a partir de fevereiro, quando o Estado volta a ter o mesmo fuso horário do Sudeste.
A emissora estuda dois cenários para viabilizar a extinção do Encontro. Em um deles, o Jornal da Manhã ganharia uma hora, indo até 8h30, enquanto Bom Dia Brasil e Mais Você seriam transmitidos com atraso em relação a São Paulo. No outro, a emissora passará a entrar no meio do Bom Dia Brasil com informações locais, aumentando a duração do noticiário.
Para o espaço atualmente ocupado pelo Vídeo Show, a afiliada da Globo está desenvolvendo uma revista eletrônica própria. A apresentação será de Camila Marinho, ex-BATV, que equivale ao SP2 no Estado.
Procurada, a Rede Bahia confirma a suspensão do Bem Estar até 16 de fevereiro de 2019, quando acaba o horário de verão. A emissora diz que “a mudança é uma resposta ao interesse populacional pela programação local”.
Foto: Reprodução/TV Globo