Representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal realizaram visitas técnicas, entre os dias 4 e 5 de dezembro, nos empreendimentos do programa federal Minha Casa Minha Vida, com o objetivo de conhecer a execução do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Habitação (Sehab). A iniciativa rendeu elogios à gestão.
Na terça-feira, a visita foi feita nos empreendimentos Morada dos Pardais, no bairro Jardim Limoeiro, e Caminho do Mar, na Cetrel. Os representantes do Ministério e da Caixa puderam presenciar a execução de cursos e atividades e conheceram alguns moradores que relataram a experiência positiva com o projeto. “Nós temos uma base de dados e escolhemos Camaçari por ter uma experiência com o trabalho técnico social exitosa. E comprovamos isso aqui. Nos reuniremos para que a gente possa estar trocando ideias e copiar este modelo para outras cidades”, falou a gerente do Trabalho Social do Ministério das Cidades, Joelma Medeiros.
Já na quarta-feira, os representantes se reuniram com a equipe social da Sehab e o secretário de Habitação, Júnior Borges. A coordenadora do Trabalho Social da Gerência de Habitação da Caixa, Eleonora Mascia, também elogiou o trabalho da gestão. “É muito positiva a postura do município de Camaçari frente ao Trabalho Social nos empreendimentos. A retomada da Sehab, com estrutura e equipe técnica, permite um acompanhamento efetivo da execução do trabalho, nos eixos de mobilização, gestão condominial, meio ambiente e geração de trabalho e renda. Para a Caixa, é muito importante que o trabalho social e o envolvimento das famílias possam consolidar os empreendimentos e os territórios, com os equipamentos públicos e acesso a serviços como saúde, educação e assistência social”.
O secretário Júnior Borges comentou sobre a visita. “Essa resposta do Ministério das Cidades e da Caixa é importante para Camaçari, pois é isso que a gestão do prefeito Elinaldo faz, valorizando o morador e proporcionando meios para que ele possa se dignificar. É também uma recompensa a todo o esforço que está sendo feito por toda a equipe da Sehab”, finalizou.
O Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) é desenvolvido pela Prefeitura de Camaçari, através da Sehab, em parceria com a Caixa Econômica Federal e empresas privadas. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiárias do Programa federal, Minha Casa Minha Vida, na implementação do Projeto, através de atividades que promovem a inclusão social e produtiva, tendo em vista garantir a habitabilidade familiar e comunitária, a geração de renda e, consequentemente, a sustentabilidade do projeto.
Foto: Divulgação/Ascom-PMC