Por Davi Lemos (dvlemos@gmail.com)
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), defendeu, em pronunciamento na manhã desta segunda-feira (17), que o Estado brasileiro “volte a atender as demandas da sociedade”. O democrata, que participou da solenidade de inauguração da Rádio Câmara de Salvador e recebeu a Medalha Thomé de Souza, disse também que é necessário ouvir o sinal vindo das urnas nas eleições de outubro e reorganizar as despesas do estado, “que tira muito da população”, salientou.
Em entrevista coletiva que concedeu antes da solenidade, Maia evitou comentar sobre a reeleição à Presidência da Câmara dos Deputados. “A partir de janeiro é que vamos tratar da eleição da presidência da Câmara”, na qual avaliou não ingressar na disputa como favorito, mesmo com o suposto apoio do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.
Ao receber a Medalha, Maia ressaltou ainda sua relação com a Bahia. Contou que desde o dez anos costuma vir a Salvador, onde passava férias no bairro de Itapuã – também apontou o ex-presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães, como uma referência para sua atuação parlamentar. Presente à solenidade, o prefeito de Salvador ACM Neto destacou que Maia “nunca deixou de fazer os melhores esforços em benefício de Salvador”.
O presidente da Câmara Municipal, Léo Prates, ressaltou que a honraria concedida ao democrata carioca foi aprovada por unanimidade pelos vereadores soteropolitanos. “O senhor faz ações que visam melhorar o Brasil”, ressaltou Prates sobre Maia. Na gestão de Maia, foram destinados R$ 1,5 milhão para a instalação da Rádio Câmara FM.