Chefes de Estado latino-americanos de orientação ideológica de direita (em defesa da democracia e do livre mercado e anti-comunistas) compõem a maioria dos líderes que confirmaram presença na posse de Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto nesta terça-feira (31).
A lista de autoridades tem como destaque as presenças dos líderes conservadores de Israel, Benjamin Netanyahu (foto acima), e da Hungria, Viktor Orban.
Além deles, segundo o Ministério de Relações Exteriores, outros 10 chefes de Estado afirmaram que participarão da cerimônia de Bolsonaro, com destaque para os conservadores Mauricio Macri (Argentina), Sebastián Piñera (Chile), Ivan Duque Márquez (Colômbia) e Mario Abdo Benídez (Paraguai). O órgão não divulgou todos os nomes, citando questões de segurança.
Outras autoridades confirmadas são Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, Ji Bingxuan, vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular (Parlamento chinês).
Horários da posse de Jair Bolsonaro:
14h45 – desfile do cortejo presidencial da Catedral Metropolitana de Brasília para o Congresso Nacional
14h50 – chegada do cortejo ao Congresso
15h – abertura da Sessão Solene de posse de Bolsonaro e Hamilton Mourão no plenário da Câmara dos Deputados
Neste momento, comporão à mesa: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e representantes da mesa do Congresso Nacional. Segundo o roteiro, haverá um discurso de Maia, a execução do Hino Nacional pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, a leitura e assinatura do termo de posse, e o pronunciamento de Bolsonaro.
15h45 – término da Sessão Solene
16h – cerimônia de execução do Hino Nacional, seguida de salva de 21 tiros e revista de tropas
16h15 – desfile do cortejo presidencial do Congresso Nacional para o Palácio do Planalto
16h20 – chegada do cortejo presidencial ao Palácio do Planalto
Segundo o roteiro, a partir deste momento, haverá a subida da rampa e a transmissão da faixa presidencial, seguida pela execução do Hino Nacional pela Banda do Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas.
16h30 – pronunciamento de Bolsonaro
17h – cumprimento dos chefes e vice-chefes de Estado e/ou de Governo, dos ministros de relações exteriores e dos secretários-gerais de organismos internacionais e os respectivos cônjuges ao presidente e vice empossado. Após os cumprimentos, os chefes serão conduzidos ao Palácio Itamaraty
17h30 – cerimônia de nomeação dos Ministros de Estado
18h15 – fotografia oficial
18h25 – Desfile do cortejo presidencial, em carro fechado e com a faixa presidencial do Palácio do Planalto ao Palácio do Itamaraty
18h30 – Recepção oferecida por Bolsonaro e a esposa, Michelle Bolsonaro, no Itamaraty