Da Redação (redacao@newsba.com.br)
O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) inaugurou nesta quarta-feira (02) a Avenida Mãe Stella de Oxóssi, via de 3,2 quilômetros que fará a ligação entre a Avenida Paralela e a orla do bairro de Stella Maris.
Durante a solenidade, que contou com a presença de filhos de santo e familiares da ialorixá que comandava o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, o vice-prefeito Bruno Reis avisou a avenida ganhará um monumento em homenagem a Mãe Stella feito pelo artista plástico Tatti Moreno, o mesmo autor das esculturas dos Orixás do Dique do Tororó.
“É muito bom começar o Ano Novo trabalhando. E foi graças ao trabalho que conseguimos inaugurar esta avenida em tempo recorde. Eu estive aqui há dois meses e meio anunciando a obra e hoje ela está sendo entregue”, comemorou ACM Neto.
Avenida – Antes chamada de Alameda Praia do Flamengo, a nova Avenida Mãe Stella de Oxóssi possui 3,2 km de extensão e 10,5m de largura e duas faixas. A obra custou R$ 7,8 milhões e foi executada com recursos próprios da Prefeitura de Salvador.
O trajeto terá o dobro da capacidade de tráfego, ganhando inclusive ciclofaixa e estacionamento com 1.108 vagas. As melhorias contemplam ainda iluminação em LED, sistema de drenagem e construção de 11,7km de passeios com piso tátil. A velocidade máxima permitida será de 60km/h.
Mudanças – O bloqueio no trecho entre a Dorival Caymmi e a Carybé, que precisou ser feito durante as obras, será aberto. Porém, quem vem da Av. Dorival Caymmi e desejar seguir sentido aeroporto vai precisar entrar na nova via e pegar o retorno na primeira via à esquerda. Assim, o condutor chegará na Alameda das Praias e seguirá sentido aeroporto.
Não será mais possível ir direto da Dorival Caymmi para a Carybé. Para orientar moradores e condutores que costumam passar pela região, a Transalvador vai disponibilizar PMVs (Painéis de Mensagens Variáveis) durante o fim de semana, além de agentes de trânsito no dia das alterações.
Foto: Max Haack/Secom-PMS