Nos últimos dez anos, os índices de violência explodiram na Bahia. Sob a administração do PT, o Estado possui quatro das cinco cidades mais violentas do país, uma taxa de homicídios quase 60% superior à média nacional, além de liderar o ranking brasileiro de mortes violentas de jovens entre 15 e 19 anos. Apesar do caos na segurança pública, o governador Rui Costa anunciou na sexta-feira (04) que vai mandar “tropas especializadas” para ajudar o governador do Ceará, Camilo Santana, também do PT, a combater a onda de criminalidade que tomou conta do Estado, principalmente nos últimos dois dias, fato que foi criticado pelo líder da oposição na Alba, Luciano Ribeiro (DEM).
“O governador Rui Costa se aproveita do sofrimento da população do Ceará para lançar mais um factoide. Como ele (Rui Costa) tem coragem de oferecer ajuda se não consegue resolver a situação da população da Bahia?”, questionou Luciano Ribeiro, lembrando que a União já decidiu enviar tropas para ajudar o governo cerense.
“Rui Costa não consegue resolver o problema da violência na Bahia, quanto mais no Ceará”, enfatizou.
De acordo com o parlamentar, o governador Rui Costa precisa sair do palanque e voltar à realidade. “E a nossa realidade, em relação à segurança pública, é a pior possível. Na Bahia, todos os dias, 25 pessoas são assassinadas diariamente, dezenas de agências e correspondências bancárias são explodidas à luz do dia e milhares de pessoas são assaltadas em ruas, avenidas e praças. Rui Costa deveria deixar os factoides de lado e pensar mais na segurança dos baianos”, conclui o deputado.