Um grupo de vereadores da bancada de oposição protocolou nesta segunda-feira (14), na Presidência da Câmara Municipal de Salvador, o pedido de formação de um bloco parlamentar de Oposição. Segundo a Tribuna da Bahia, a união conta com vereadores do PSB, PCdoB, PSOL e Podemos.
De acordo com o vereador Silvio Humberto, líder do bloco, o novo grupo foi formado “com base em prerrogativas do Regimento Interno da Casa”. Eles não aceitam a liderança de Sidninho (Podemos), sucessor de Marta Rodrigues (PT). O vereador Silvio Humberto (PSB) afirmou que o grupo vai manter a coerência e tomar decisões coletivamente.
“O que nós afirmaremos é o princípio de construir coletivamente as nossas decisões, como tem sido a tradição dentro da oposição. Queremos manter a coerência, fazendo oposição ao prefeito, discutindo os projetos e um plano de ação. A ideia é que a gente faça uma coisa rotativa da liderança. Vamos aguardar agora os próximos passos”, diz o novo líder.
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e o vereador Hilton Coelho (PSOL) são, respectivamente, 1a e 2° vice-líderes do novo grupo. A partir de fevereiro, Marcos Mendes (PSOL) assumirá o posto de Hilton Coelho, que iniciará mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Também integra o Bloco Parlamentar de Oposição o vereador Hélio Ferreira (PCdoB).
Já a primeira vice-líder, Aladilce Souza (PCdoB), defende que o grupo reafirme a atuação coletiva oposicionista. “O bloco parlamentar de oposição é um passo importante para afirmação da militância partidária oposicionista em Salvador. Os partidos que compõem o bloco atuaram de maneira firme, oposição consequente, atuação coletiva”, diz a comunista.
Estado – O vereador e deputado estadual eleito Hilton Coelho disse que o PSOL continuará fazendo oposição ao governador Rui Costa (PT) na Câmara Municipal de Salvador. “A nossa posição de independência em relação a Rui Costa permanece. Estamos formando um bloco de oposição em relação ao prefeito ACM Neto. Agora, para nós acabou sendo importante em função da situação da CMS”, diz Hilton.
Foto: Divulgação/CMS