Os ativistas da causa animal comemoram os 9 anos de ausência de cavalos e jegues na Lavagem do Bonfim. A determinação da Prefeitura de Salvador proibindo a utilização de carroças com tração animal no cortejo é resultado do trabalho de diversos protetores, a exemplo da vereadora Marcelle Moraes (sem partido), quando era presidente da ONG Geamo. A Lavagem acontece nesta quinta-feira (17).
A medida combate os maus tratos contra os animais, que eram expostos a situações de crueldade durante a festa. “A festa do Senhor do Bonfim é marcada pela fé, e as pessoas não aceitam mais esse tipo de prática, que expõe os jegues de forma cruel. Conseguimos depois de muita luta e apoio da Prefeitura rever a tradição e, hoje, os animais não fazem mais parte da cultura da festa”, comemora Marcelle.
Fiscalização – Durante a Lavagem do Bonfim é estritamente proibida a participação de trios, minitrios e carros com som paredão, além da utilização de cordas pelos participantes inscritos e utilização de carroças com tração animal.