A vereadora Marta Rodrigues (PT) disse que a revitalização do Centro Antigo promovida pelo governo do Estado mostra o respeito que a gestão tem com a historiografia da cidade, ao se alinhar, por exemplo, às determinações do Iphan e trazer de volta elementos escondidos pelo tempo como os trilhos dos antigos bondes da Rua Chile. A inauguração da rua aconteceu nesta quarta-feira (16), quando o governador Rui Costa aproveitou para mais sete ruas e realizou no final do trajeto uma visita à Câmara de Salvador, onde também atuou como vereador.
“O trabalho foi conduzido por arqueólogos que realizaram escavações, com todo respeito à história, trazendo um aspecto de parte do que a rua foi antigamente, como a retirada do asfalto, sua substituição por paralelepípedos e a exposição dos trilhos do bonde, que datam do início da construção da cidade. Foi uma forma de rebuscar a história apagada por gestões que não valorizam seu potencial histórico e trabalham para expulsar moradores antigos”, disse.
Segundo Marta Rodrigues, ruas que estavam esquecidas foram requalificadas e pavimentadas, aumentando a qualidade de vida e a autoestima dos moradores. “E vimos isso pela boa recepção da população na caminhada de hoje junto com governador por diversas ruas, como Chile, do Tesouro, Pau da Bandeira, Curriachito, Visconde de Itaparica, Ruy Barbosa e das Vassouras”, pontuou a edil.
Para ela, o Centro Antigo tem uma representatividade grande para a capital e para a Bahia, pois foi onde a história da cidade e do país começa. “È um dos corações da cidade e onde o PT tem um histórico pelas ações em prol da população que sempre morou aqui. Os governos do PT trouxeram de volta moradores do Pelourinho que haviam sido expulsos por gestões anteriores, como em processos gentrificadores que vemos até hoje”, disse.
As obras na Rua Chile fazem parte do lote 2 do projeto ‘Pelas Ruas’, que compreende, além de 18 ruas do Centro Histórico, os bairros do Dois de Julho, Nazaré e Politeama. Ao todo, o projeto conta com investimento de R$ 124 milhões e deve requalificar mais de 280 ruas do Centro Antigo de Salvador.
“O governo está trazendo para o Centro Antigo auto estima, respeitando a população local sem gentrificar a cidade. Há uma revitalização em harmonia com os interesses de todos e vimos isso hoje durante nossa andada”, disse.
História – Na Rua Chile esteve localizado o portão de entrada da então “Fortaleza de Salvador”, conforme informou o arqueólogo Cláudio Silva, um dos responsáveis em orientar as escavações na região. Para realizar as intervenções na Rua Chile, que é considerado Patrimônio da Humanidade e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi preciso uma equipe de arqueólogos que acompanharam escavações e treinaram os operários para que identificassem fragmentos arqueológicos do período de fundação da via, ocorrida em 1549.
Foto: Antonio Queirós/CMS