A comunidade de Arembepe, localizada na Costa de Camaçari, amanheceu em festa no sábado, 2 de fevereiro, dia da Festa de Iemanjá. A tradicional comemoração, que acontece há mais de 30 anos, reuniu populares, pescadores, devotos e autoridades que foram render homenagens à Rainha do Mar.
O prefeito Elinaldo Araújo esteve presente na festividade e prestou os parabéns à comunidade de Arembepe por manter viva esta tradição. “É em momentos como esse que renovamos a fé, item fundamental para seguirmos a nossa jornada. Hoje, estou aqui mais para agradecer do que para pedir. Mas, não posso deixar de rogar à Iemanjá que nos abençoe e fortaleça”, destacou o gestou municipal.
As comemorações começaram às 4h30, com a alvorada de fogos de artifício. Em seguida, com os balaios contendo os presentes já prontos, os participantes deram início ao cortejo, que deu a volta na Praça Salustiano Santiago de Souza (antiga das Amendoeiras) ao som de bandas de sopro. Logo após, se dirigiram à frente da Igreja de São Francisco de Assis, onde se concentraram para depois seguir com as oferendas aos barcos ancorados na Praia do Porto, de onde saíram para o alto mar para depositar os balaios.
O dia 2 de fevereiro também foi comemorado em outras duas localidades da Costa de Camaçari, Jauá e Itacimirim. Nessas comunidades, também ocorreram alvorada e procissão marítima para a entrega dos presentes à Rainha do Mar.
Em Jauá, as associações de moradores e pescadores, com apoio da Secretaria de Turismo, mantiveram viva a tradição que já data há mais de 50 anos. Flores, sabonetes, perfumes, pentes e espelhos foram cuidadosamente arrumados em cestas ao lado da imagem de Iemanjá ao longo do dia. Por volta das 15 horas, barcos enfeitados conduziram até alto mar a oferenda que representa a fé e esperança do povo em Iemanjá.
Para os nativos, a festa é uma forma de celebrar a religiosidade e a gratidão por quem provém o sustento e protege a vida dos pescadores. “Acho importante manter essa tradição que já vem de muitos anos. Os pescadores antigos que pediram pra gente não deixar nunca cair essa festa”, destaca Hermínio da Silva, membro da comissão de festas de Jauá e da Associação de Moradores da localidade.
O secretário de Turismo, Gilvan Souza, participou da entrega dos presentes e ressaltou a importância de manter viva a tradição popular. “É das águas do mar que os nativos tiram o sustento, é da beleza das praias que o turismo de Camaçari se desenvolve e é referência no mundo. Nada mais justo que reverenciar e respeitar a crença que mantém tudo isso vivo”.
Além do presente oficial, ao longo do dia, banhistas e devotos renderam homenagens à Rainha do Mar na beira da praia, com flores e perfume. A festa teve ainda a participação da Big Band e de grupos percussivos locais.
Os eventos são realizados pela Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos, em conjunto com a Comissão Organizadora do Presente de Iemanjá das localidades.
Foto: Kelvi Lima/Ascom-PMC