As lojas dos maiores shoppings de Salvador não podem mais abrir aos domingos, a partir deste domingo (3), até que Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas) entrem em novo acordo sobre a mão de obra dos funcionários.
Os shoppings Barra, Salvador, Bela Vista e Salvador Norte informaram que não abrem hoje. Algumas lojas, como Americanas, Le Biscuit e farmácias, por integrarem outros sindicatos, funcionam normalmente.
Já o Shopping da Bahia informou que “estará com sua estrutura de segurança, manutenção e limpeza operando normalmente para apoiar os lojistas que decidirem abrir neste domingo (3)”.
Um decreto assinado pelo juiz Arnaldo de Oliveira, da 18º Vara do Trabalho de Salvador, e homologado e protocolado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE-BA), garantia o funcionamento normal dos centros de compras (último dia 31 de janeiro).
Em contato com o jornal Correio, o coordenador regional da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Edson Piaggio, explicou que, embora a prefeitura tenha assinado decreto, com validade até 30 de abril, a decisão não tem competência quanto à mão de obra dos funcionários.
Em nota, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região informou que a decisão de proibição permanece válida em relação às empresas vinculadas ao Sindilojas. Este, por sua vez, disse que a categoria quer trabalhar.