O vereador Daniel Rios (MDB) criticou o secretário estadual de saúde, Fábio Villas Boas, pela taxa de cobrança aos alunos em regime de internato nos hospitais, na Tribuna da Câmara Municipal de Salvador.
Segundo o secretário além da taxa de insumos, luvas e máscaras também serão cobrados aos estudantes.
“O secretário que é da área de saúde parece desconhecer a realidade das unidades de atendimento e emergências dos hospitais. Ele alega erroneamente que o aluno da área de saúde faz com que os pacientes passem mais tempo no hospital. Os estudantes ajudam no atendimento da demanda dos pacientes e ainda utilizam o espaço como aprendizado da prática de medicina”, pontuou Daniel Rios.
O vereador Daniel Rios afirmou que espera que o secretário de saúde volte atrás e deixem os estudantes trabalharem e atuarem ajudando as centenas de pacientes que passam nos hospitais em busca de saúde.
Entenda o caso – Estudantes de medicina de todas as universidades públicas e privadas da Bahia estão impedidos legalmente de iniciarem os estágios curriculares, conhecidos como internato.
Após questionamento de uma faculdade privada sobre a taxa, um mandado de segurança a favor do bloqueio foi concedido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
A cobrança foi incluída no edital para novos internos, protocolado em dezembro pela Sesab.