26 de novembro de 2024
  • :
  • :

Casa do Rio Vermelho e hotéis de Salvador recebem Prêmio POP

Casa do Rio Vermelho e hotéis de Salvador recebem Prêmio POP

Os hotéis, equipamentos e atrativos turísticos de Salvador mais bem avaliados em 2018, através do Programa de Otimização de Performance (POP), foram premiados na manhã desta terça-feira (19), em evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), no Hub Salvador, localizado no bairro do Comércio. Essa foi a primeira edição do Prêmio POP, lançado na ocasião.

Dividido em quatro categorias, sendo “Hotéis de até 50 apartamentos”, “Hotéis entre 51 e 150 apartamentos”; “Hotéis com mais de 150 apartamentos” e “Equipamentos e atrativos turísticos”, cerca de 121 espaços, concorreram às melhores posições. Os três primeiros lugares de cada categoria receberam um troféu e um Certificado de Excelência. Os demais finalistas ganharam um Certificado de Excelência.

Na categoria “Equipamentos e atrativos turísticos”, a Casa do Rio Vermelho ficou em primeiro lugar, seguido da Casa do Carnaval e da Ilha dos Frades, respectivamente no segundo e terceiro lugares. O Forte de Santo Antônio da Barra – Museu Náutico (4º), o Espaço Cultural da Barroquinha (5º) e o Mercado Modelo (6º) completaram as colocações.

Entre os “Hotéis com até 50 apartamentos”, o Hotel Casa do Amarelindo, a Pousada Solar dos Deuses e o The Hostel Salvador conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares. Os estabelecimentos foram seguidos do Aram Yami Hotel (4º), Hotel Nacional Inn Salvador (5º) e Studio do Carmo Hotel Boutique (6º).

Na categoria “Hotéis entre 51 a 150 apartamentos”, o Grupo Pestana Bahia conquistou o primeiro lugar, e o Fera Palace Hotel e o Monte Pascoal Praia Hotel apareceram na sequência. Também fizeram parte do ranking o Hotel Bahia do Sol (4º), Hotel Golden Park Salvador (5º) e Mar Brasil Hotel (6º).

Finalizando a lista dos premiados, na categoria “Hotéis com mais de 150 apartamentos”, o Fiesta Bahia Hotel ficou com o primeiro lugar. O Wish Hotel da Bahia e o Hotel Deville Prime Salvador ficaram nas colocações seguintes. O Mercure Salvador Boulevard ficou com a quarta colocação, seguidos do São Salvador Hotéis e Convenções (5º) e Portobello Ondina Praia Hotel (6º).

Segundo o gestor da Secult, Claudio Tinoco, foi buscada uma ferramenta que pudesse oferecer um instrumento de análise do desempenho dos hotéis e equipamentos de Salvador. Isso foi possível através do sistema Global Review Index (GRI) da ReviewPro, empresa mundial que atende a mais 30 mil hotéis em 150 países, tornando Salvador a primeira cidade brasileira a dispor desta tecnologia.

“Em apenas um ano conseguimos construir resultados extraordinários. Essas avaliações contribuem com a melhoria dos resultados dos negócios e ajudam a constatar o que pode ser aperfeiçoado. É uma inovação tecnológica que visa não só resultado da rede hoteleira, mas também do destino Salvador”, afirmou o gestor. “É um momento de celebração. Estamos oferecendo essa premiação como forma de reconhecimento aos Hotéis e Equipamentos pela adesão, participação, desempenho e trabalho realizado”, acrescentou.

Único hostel que concorria entre grandes hotéis, o The Hostel Salvador alcançou o terceiro lugar na categoria até cinquenta apartamentos. O espaço trabalha com o turismo colaborativo, acolhendo os hóspedes como se estivessem em suas próprias casas, onde têm responsabilidades domiciliares como cozinhar, lavar as próprias louças e limpar os quartos e espaços. “Nós fazemos um trabalho totalmente diferente do que é feito dentro do campo dos hotéis. Além da nossa forma de receber os hóspedes, trabalhamos com voluntários que não são funcionários. Eles vêm e trocam hospedagens. Esse prêmio é incrível e me deixou muito surpresa e feliz”, afirmou Aimee Almeida, líder de recepção do espaço.

Responsável pela Casa do Rio vermelho, Maria João Amado ressalta o reconhecimento do trabalho feito num dos memoriais entregues pela atual gestão municipal. “É muito importante esse reconhecimento porque a gente tem a certeza que estamos fazendo um bom trabalho. Temos uma equipe que ama o que faz e que está em constante melhora. Receber esse prêmio é a prova que estamos no caminho certo”, disse.

“Monitoramos o nosso trabalho através dessa ferramenta e ser premiado pelo trabalho que fazemos é um reconhecimento pela dedicação e preocupação que temos com nossos hóspedes e com Salvador. É uma sensação de dever cumprido”, declarou a gerente de Operações do Grupo Pestana Bahia, Taianne Leony.

Critérios de avaliação – Os critérios de avaliação para os hotéis foram o tempo de resposta do gerente, o percentual de resenhas respondidas e o índice POP (Global Review Index – GRI). Este é um algoritmo que mede o índice de satisfação do visitante a partir de uma análise semântica das resenhas online. O GRI é responsável por medir e classificar a reputação dos itens avaliados no destino Salvador, garantindo uma visão detalhada a respeito da percepção do turista sobre a experiência na capital baiana. A categoria Equipamentos e Atrativos Turísticos teve como critério de avaliação o índice POP.

POP – Programa de Otimização de Performance –, lançado pela Prefeitura de Salvador em dezembro de 2017, monitora as avaliações de 84 hotéis e 37 principais atrativos turísticos da capital baiana, através de comentários dos visitantes em mais de 175 sites e agências online de turismo de 145 países, e em 45 idiomas. Salvador é primeira cidade brasileira a dispor desta tecnologia, disponibilizada pela empresa espanhola ReviewPro, que atua na captura, processamento e monitoramento de opiniões públicas, em tempo real.

Foto: Bruno Concha/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *