Os Bombeiros fizeram uma vistoria emergencial na manhã desta sexta-feira (1°), na Sapucaí, após a Justiça dar 24 horas para que fosse emitido um laudo que liberasse o Sambódromo para desfiles, que se iniciam nesta sexta, com a Série A. Os agentes chegaram por volta das 9h55 e deixaram o local por volta das 12h20.
Pelos Bombeiros, o resultado da análise é que não há impedimento para que desfiles aconteçam. Mas a liberação não é automática porque a decisão da Justiça pedia que, além do laudo, a Riotur e a Liesa assinassem um termo se responsabilizando pela segurança da festa. A liberação oficial só será anunciada após a decisão da Justiça.
O Corpo de Bombeiros informou que, apesar do laudo favorável para que os desfiles ocorram, ainda há algumas pendências da parte de anotação de documentação legal por parte da Marquês de Sapucaí. Entretanto, a corporação ressalta que essas anotações não são impedimento para que o evento aconteça.
Veja nota na íntegra:
“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informa que, por determinação judicial e como já previsto no cronograma de grandes eventos da corporação, realizou, na manhã desta sexta-feira (01), vistoria prévia no Sambódromo com fins de subsidiar a decisão sobre a concessão de uma autorização especial.
A corporação esclarece, ainda, que entregará o laudo técnico às autoridades do Judiciário, adiantando que, no momento, não se opõe à realização do evento. No entanto, há pendência de documentação por parte do responsável legal da Sapucaí, como Anotações de Responsabilidade Técnica de instalações elétricas e estrutura (que são pareces de Engenharia e Arquitetura), por exemplo. O CBMERJ reforça que atua conforme legislação vigente. Em março de 2018, a corporação notificou a Riotur para legalização do espaço no que diz respeito à segurança contra incêndio e pânico.
Durante os dias de desfiles, o Corpo de Bombeiros estará presente no local com cerca de 200 militares, além de viaturas de atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndio, como parte da tradicional Operação Carnaval da instituição para reforçar a segurança no local”.