O clássico Bahia x Vitória, válido pelo Campeonato Baiano 2019, terá torcida única e 392 policiais militares na tarde de domingo (10), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Bahia informou nesta sexta-feira (08) que quase 25 mil ingressos já foram vendidos. Os ingressos custam a partir de R$ 25. Os torcedores precisam ficar atentos porque o acesso ao estádio será alterado conforme o mapa abaixo.
A definição foi estabelecida na tarde desta quinta-feira (7), na sede do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), em Pituaçu, durante reunião de planejamento estratégico de policiamento da partida.
A partida deste domingo pode valer a liderança do Campeonato Baiano. O Leão lidera o torneio, com 12 pontos, superando o Bahia de Feira, vice-líder, no saldo de gols. Já o tricolor da capital aparece na terceira colocação, com 11 pontos. Faltando duas rodadas para o fim do estadual, o Vitória da Conquista fecha o G4 com 10 pontos.
Policiamento – O policiamento será distribuído na parte interna e no entorno do estádio. Serão realizadas abordagens e revista pessoal nos portões de acesso, intensificação do policiamento nos principais corredores de tráfego, pontos de ônibus e estações de transbordo e metrô.
“É importante que os torcedores cumpram o estatuto e evitem levar objetivos proibidos, como bebidas, capacetes e, principalmente, fogos de artifício. Assim, eles facilitam o trabalho da PM e evitam transtornos”, declarou o tenente-coronel PM Saulo Roberto, comandante do Bepe.
A reunião incluiu a presença de torcedores, representantes do Esporte Clube Bahia e Vitória, da Federação Baiana de Futebol e dos principais comandos especializados e táticos da PM, como Batalhão de Choque, Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp BTS, Operações Apolo e Gêmeos, Esquadrão de Polícia Montada e de Motociclistas do Águia, entre outros.
Arbitragem – Em sorteio realizado nesta quinta-feira (7), o escolhido para comandar o duelo pela oitava rodada do Campeonato Baiano foi o árbitro Diego Pombo Lopez. Ele será auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira.
O Ba-Vi deste domingo será o segundo da temporada disputado com torcida única do Bahia. O primeiro clássico de 2019 também foi jogado na Fonte Nova, com a presença apenas da torcida tricolor, mas pela Copa do Nordeste. Na ocasião, o duelo terminou empatado em 1×1.