Diversos representantes do trade turístico e de outros setores ligados à aviação se reuniram na manhã desta quinta-feira (28) para debater soluções para estimular o aumento de voos para a Bahia, especialmente após o anúncio da Avianca de redução de sete rotas para Salvador. A reunião foi convocada pelo diretor-presidente do Aeroporto Salvador Bahia Julio Ribas em parceria com o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-BA, José Manoel Garrido.
“A ideia é olhar para a frente de forma unida, principalmente porque o turismo é muito importante economicamente para Salvador e a Bahia. O momento é de todo mundo dar as mãos”, apontou Julio Ribas. Estiveram presentes representantes das secretarias estadual e municipal de turismo, da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV Bahia), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Salvador Destination, bem como representantes do mercado de combustíveis, como o Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom) e Petrobahia.
A gerente de negócios aéreos do Aeroporto Salvador Bahia, Graziella Delicato, apresentou um panorama da conectividade do Terminal, que liga a capital baiana a 36 destinos no Brasil e no mundo, bem como do mercado no Nordeste e da conectividade das companhias aéreas. O diretor comercial do Aeroporto, Marc Gordien, reiterou que serão oferecidos incentivos para as companhias aéreas que quiserem expandir o número de voos para a capital baiana.
O superintendente de serviços turísticos da Secretaria Estadual de Turismo Jorge Ávila destacou que nos próximos dias vai conversar com as companhias aéreas para estimular a expansão de voos. Ruy Argeu, 2º Diretor Tesoureiro da Fecomércio-BA, sugeriu que se montasse uma estratégia do apoio ao Governo do Estado, que também atua nas negociações de novas rotas. Já o secretário municipal de Turismo Cláudio Tinoco destacou a importância da integração das forças neste momento e se mostrou empenhado em contribuir com este esforço coletivo.
“A Fecomércio-BA, por meio de sua Câmara de Turismo, coloca-se à disposição para apoiar e sediar fóruns como este”, finalizou José Manoel Garrido, avisando que o tema continuará a ser debatido na reunião ordinária da Câmara no próximo dia 11.
Foto: Divulgação