26 de novembro de 2024
  • :
  • :

CRAS de Salvador serão requalificados através de programa municipal

CRAS de Salvador serão requalificados através de programa municipal

Porta de entrada para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitam de ajuda, os Centros de Referência e Assistência Social em Salvador (CRAS) ganharão profundas melhorias na infraestrutura, acessibilidade e tecnologia. Comandado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), o Programa de Requalificação dos CRAS foi iniciado nesta quinta-feira (13), com a ordem de serviço assinada pelo prefeito ACM Neto para requalificação da primeira unidade, no fim de linha de Cajazeiras VIII.

Ao lado do titular da Sempre, Leo Prates, o prefeito ressaltou que a Prefeitura já reconhecia, há algum tempo, a necessidade de melhorar o atendimento realizado nos centros. “Era algo que incomodava. Foram feitas algumas intervenções físicas, mas o padrão de funcionamento das unidades ainda está muito abaixo do que gostaríamos, tanto em termos de profissionais quanto de estrutura física. A intenção é de que possam funcionar em mais adequado padrão de qualidade e que a gente tenha um modelo de referência em termos de atendimento nos CRAS de todo o Brasil”, pontuou o prefeito.

A iniciativa visa garantir a modernização dos serviços, com o objetivo de melhor atender às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, além de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social. As requalificações dos CRAS fazem parte do projeto Salvador Social, que foi criado a partir de uma parceria com o Banco Mundial. O investimento será de, aproximadamente, R$ 10 milhões.

Melhorias – De acordo com o secretário da Sempre, dos 28 Centros de Referência do tipo existentes em Salvador, nove passarão imediatamente por obras: além de Cajazeiras VIII, integram a lista as unidades do Calabetão, Fazenda Grande do Retiro, Bairro da Paz, Federação, Itapuã, Lagoa da Paixão, Nova Esperança/CEASA, Paripe e São Cristóvão.

Elas passarão por revisão do sistema elétrico e hidrosanitário, requalificação de banheiros; redistribuição de áreas internas; pintura geral; reparos na cobertura, portas, janelas, grades e portões; além de melhorias na comunicação visual e acessibilidade. “Todos os CRAS serão adaptados para estarem de acordo com as normas de assistência social”, afirmou Leo Prates.

Além das melhorias na estrutura física, o programa também vai contemplar melhorias na composição da equipe técnica e na atualização da rede lógica, possibilitando acesso à internet de alta velocidade. O investimento será utilizado também para aquisição de equipamentos de informática, mobiliário e comunicação visual.

Mapeamento e mais serviços – Entre os benefícios da modernização das unidades, está a possibilidade de mapeamento dos 29 CRAS através do sistema municipal Geosalvador. A tecnologia permitirá que a população obtenha a localização dos centros e serviços, através de buscas pela Internet e aplicativos. Além disso, a melhoria na estrutura vai possibilitar também a oferta de outros serviços, como cadastramento no Bolsa Família.

A coordenadora do CRAS Cajazeiras VIII, Luciana Almeida, ressaltou que a iniciativa chega em boa hora. “É um marco para a assistência social, pois passamos a ter a perspectiva de construção de equipes, melhoria na rede tecnológica e oferta de programas para a população. Aqui mesmo, são atendidas cerca de 500 famílias por mês, pessoas realmente carentes e que precisam de apoio. A melhoria no atendimento a esses cidadãos é essencial”, revelou.

Foto: Max Haack/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *