A Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou que existem 10 barragens em situação de alto risco na Bahia, por isso a informação de que o governador Rui Costa prometeu na quinta-feira (01), em Vitória da Conquista, construir uma nova barragem no estado provocou reação imediata do deputado federal Arthur Maia (DEM).
“Depois do grave acidente ocorrido há poucos dias em Pedro Alexandre e Coronel João Sá, Rui Costa sequer veio a público esclarecer por que não elaborou até hoje um plano de emergência para revisão e contenção das barragens do estado, mas tenta agora fazer propaganda de uma nova barragem a ser construída”, diz Maia, acrescentando que “o governador precisa ser mais responsável com milhares de vidas que estão sob risco em diversos municípios da Bahia”.
Até o início deste ano, a Bahia tinha 426 barragens registradas junto à ANA. Destas, 335 são fiscalizadas pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Inema).
“O Inema conta com uma equipe de apenas seis fiscais, cuja capacitação é feita em apenas 40 horas. Isso é uma negligência absurda que o Ministério Público já está investigando”, completa o deputado.
Foto: Divulgação