Para celebrar o Dia Internacional da Cerveja, comemorado em 2 de agosto, o Grupo Heineken no Brasil e o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) se unem para mais uma iniciativa com o objetivo de democratizar o conhecimento cervejeiro no país. A partir desta sexta-feira até o dia 31 deste mês, a cervejaria invade o perfil do ICB no Instagram para lançar o projeto “Mês que dá gosto”. A conta do ICB na rede social – @institutodacerveja – trará uma programação diária de conteúdo colaborativo criado por especialistas da cervejaria, influenciadores do segmento e dos próprios seguidores do canal. A dupla ICB e HEINEKEN ainda não revelou detalhes, mas promete interações e surpresas para quem acompanhar a programação.
Com o mote “1 mês de conhecimento para uma vida de boas experiências”, a campanha, que foi desenvolvida pela agência CRANE, pega carona com o Dia Internacional da Cerveja e ainda faz uma analogia à fama do mês de agosto, popularmente conhecido como mês do desgosto. “Escolhemos o ambiente digital para ativar a campanha por estar em linha com nosso objetivo: ser democrático, simples e acessível a todos. Queremos que os consumidores apaixonados por cerveja, assim como nós, busquem mais conhecimento e tenham experiências cada vez melhores com essa bebida que é a paixão dos brasileiros”, explica Mauro Homem, diretor de Relações Públicas do Grupo Heineken no Brasil.
Os conteúdos serão compartilhados em diferentes formatos para facilitar o aprendizado e a interação com os especialistas. “Já temos milhares de seguidores experientes quando o assunto é cerveja. Nossa expectativa é atrair novos conhecedores e também um grande público que é consumidor de cerveja, mas ainda tem pouco conhecimento sobre a bebida. O benefício é claro: quanto mais você entende de cerveja, melhor é a experiência, seja de compra ou degustação, nas mais diversas ocasiões de consumo”, completa Estácio Rodrigues, sócio-diretor do Instituto da Cerveja Brasil.
A parceria entre o ICB e o Grupo Heineken vem de longa data, mas se fortaleceu ainda mais em abril deste ano, quando firmaram um acordo para democratizar o conhecimento cervejeiro no país. A cervejaria investiu aproximadamente R$ 15 milhões na parceria, que permite a ampliação da oferta de cursos e treinamentos do Instituto para todos os públicos, incluindo mestres-cervejeiros, colaboradores HEINEKEN, distribuidores, varejistas, sommeliers e consumidores espalhados pelo Brasil. “Temos o mesmo sonho, desenvolver e acelerar o mercado nacional de cerveja por meio de conhecimento, boas experiências e consumo responsável. Estamos no começo da nossa jornada, por meio dessa parceria que irá durar no mínimo sete anos, e acreditamos estar no caminho certo”, completa Mauro.
Sobre o Grupo Heineken – O Grupo Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo Heineken é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da Heineken NV, a maior cervejaria da Europa.