A Associação Bahiana dos Cronistas Desportivos (ABCD) emitiu nota na qual repudia a atitude do Vitória que, além de proibir a presença da imprensa nos treinos, barrou a equipe de reportagem da Itapoan FM que iria cobrir a partida entre Vitória e Paraná disputada no último sábado (10).
De acordo com a coluna Bate-Pronto do jornal Correio, ao chegar no Barradão, a equipe da Itapoan FM foi barrada, embora o veto não se estendesse aos jogos. Os profissionais tiveram que voltar para o estúdio e, só então, a assessoria do clube ligou para informar que houve um equívoco e que o acesso estava liberado.
Confira a nota da ABCD:
“É inaceitável que a esta altura, em 2019, se imponha limites, de qualquer ordem, à atividade jornalística pelo grave prejuízo que causam ao conjunto da sociedade, que tem violado seu direito fundamental de acesso à informação.
Esta decisão é cerceamento e censura à Liberdade de Expressão e de Imprensa ferindo preceitos constitucionais, a Lei de Acesso à Informação, bem como o Código de Ética dos Jornalistas e radialistas que tem como base primordial o direito fundamental do cidadão à informação pública.
O ato do presidente do Esporte Clube Vitória demonstra o quão ultrapassado está sua gestão, o que se torna preocupante para o futuro de um clube centenário e que passa por uma de suas piores crises dentro e fora de campo.
A ABCD contesta este ato arbitrário, ao tempo que solicita providências da diretoria do Vitória, deixando claro que a justiça se fará necessária para preservar os direitos dos seus associados”.