A dívida histórica dos produtores de cacau e a falta de assistência técnica, principalmente para os pequenos agricultores, são alguns dos tópicos que serão debatidos na próxima terça-feira (3 de setembro), durante audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura e Política Rural, na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba).
Membro da comissão, o deputado estadual Zé Cocá (PP), defende a necessidade de mobilização dos prefeitos da região cacaueira, incluindo de municípios do oeste baiano que já produzem cacau, órgãos do governo e entidades representativas da agropecuária, para buscar soluções para problemas que emperram a recuperação desse importante setor da economia baiana.
Cocá avalia que sem assistência técnica a cacauicultura não tem como retomar o crescimento. Ele destaca ainda a urgente necessidade de solucionar as dívidas dos produtores, lembrando que há débitos do tempo do extinto Baneb, absorvidos pelo BNB; dívidas dos últimos 10 anos, além das provocadas pelos pacotes equivocados de combate à vassoura-de-bruxa, e das chamadas dívidas securitizadas.