27 de novembro de 2024
  • :
  • :

Nelson Leal destaca caráter transformador do desporto paralímpico nacional

Nelson Leal destaca caráter transformador do desporto paralímpico nacional

O caráter transformador do desporto paralímpico nacional foi destacado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta quarta-feira (4). Nelson Leal (PP) apresentou, à Secretaria Geral da Mesa, moção de louvor aos atletas paralímpicos brasileiros, que sagraram-se campeões da 6ª edição dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, encerrados no último domingo, no Peru.

Para o chefe do Legislativo estadual, o esporte é um grande veículo de transformação social, e por isso precisa receber a importância devida dos governos. “O esporte é uma extraordinária ferramenta de transformação do cidadão e de inclusão social. É preciso que os governantes, das três esferas de poder, tenham esta compreensão”, alertou.

Nelson Leal enfatiza que quando se trata do paradesporto, o significado social do investimento governamental se reveste de uma importância maior. “Investir no esporte é construir pistas e raias que serão no futuro palco de grandes conquistas. Quando esse investimento foca no paradesporto, aí essa iniciativa ganha outra dimensão. É a certeza de que estamos promovendo cidadania hoje e vislumbrando futuro para muitos brasileiros”, enfatiza, o presidente da Alba.

Na capital peruana, o Brasil conquistou, pela quarta vez em seis edições, os Jogos Parapan-Americanos, realizando a melhor campanha da história da competição. Os paralímpicos brasileiros trouxeram 308 medalhas, sendo 124 Ouros, 99 Pratas e e 85 Bronzes. Brasil chegou ao patamar mais elevado do pódio, também nas três últimas edições do certame: Toronto (2015), Guadalajara (2011) e Rio de Janeiro (2007). Os EUA ficaram com a segunda colocação e o México em terceiro.

Na moção, o presidente pepista destaca ainda a bela participação dos baianos no Futebol de 5 (para deficientes visuais), modalidade que bateu na final a rival Argentina por 2 a 0, com gols dos baianos Jefinho (atacante) e Cássio (fixo), além de Maicon.

Para Nelson Leal, as conquistas brasileiras pontuadas na peça legislativa, tanto no desporto como no paradesporto, são reflexo da visão de futuro e das políticas para o esporte dos últimos ocupantes do Palácio do Planalto.

“O extraordinário resultado conquistado pela delegação paralímpica em Lima, a melhor da história dos jogos, revela o potencial do paratleta brasileiro. Somos um celeiro de valores emergentes nas mais variadas modalidades. É preciso que sigamos investindo no desporto e paradesporto do país, seja escolar, comunitário, amador e profissional, para que vitórias como a dos jogos de Lima sejam a tônica no futuro”, exorta, Nelson Leal.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *