A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Turismo (Prodetur), e para complementar as ações de requalificação das praias de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga, cuja licitação foi publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial, também lançou uma nesta sexta uma concorrência pública para contratação de serviço de consultoria para elaborar, desenvolver e implementar um Plano para Certificação Ambiental desses trechos de orla.
A ideia é que, com a implementação das ações do plano, esse trecho de orla obtenha a Certificação Internacional Bandeira Azul, selo internacional da Foundation for Environmental Education (FEE) já obtido pela praia da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, em Ilha dos Frades. O selo certifica a qualidade das principais praias ao redor do mundo.
A Prefeitura pretende com o plano, dentre outras ações, promover a balneabilidade das praias, planejar ações para o uso sustentável do meio ambiente e estabelecer meios para o desenvolvimento econômico sustentável das praias. A certificação será acompanhada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), que está apoiando tecnicamente a Secult.
A empresa de consultoria contratada terá dois anos para elaborar, desenvolver e implementar o plano. A concessão do selo Bandeira Azul se dá após avaliação de requisitos de qualidade socioambiental, como segurança, qualidade da água, gestão e educação ambiental. Já foram distribuÃdos mais de 4.600 selos em todo o planeta, sendo 3.500 somente para praias, marinas e embarcações turÃsticas, sendo somente dez delas no Brasil, incluindo a da Ilha dos Frades.
Foto: Divulgação/SECOM-PMS