O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, subiu nesta segunda-feira (21) e fechou em patamar recorde, em sessão favorecida por expectativas positivas para as negociações entre EUA e China e o Brexit, bem como para a votação da Previdência
O Ibovespa subiu 1,23%, a 106.022 pontos. No acumulado do mês, a bolsa acumula alta de 1,22%. No ano, já subiu 20,63%.
A bolsa paulista foi ajudada pelo viés positivo em praças acionárias no exterior, após declarações do vice-premiê chinês, Liu He, no fim de semana, de que a China vai colaborar com os EUA para lidar com preocupações mútuas.
Nesta segunda-feira, o assessor econômico da Casa Branca também fez comentários otimistas sobre as negociações e afirmou que as tarifas marcadas para dezembro podem ser retiradas se as negociações continuarem bem.
A equipe do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco também chamou a atenção para o calendário do Brexit, que continua incerto, mas ainda há chance de que um acordo seja votado hoje.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, tentará submeter o acordo fechado com a União Europeia para a saída do Reino Unido do bloco mais uma vez a uma votação no Parlamento nesta segunda-feira.
No Brasil, os próximos dias reservam eventos relevantes, como conclusão da votação da reforma da Previdência no Senado, além do começo da temporada de balanços corporativos, destacou a Reuters.
Para a equipe da Guide Investimentos, o mercado brasileiro tende a reagir ao início da safra de resultados, embora ainda suscetível à dinâmica dos mercados no exterior, que, nesta sessão, corroboram viés positivo no pregão local.