27 de novembro de 2024
  • :
  • :

Nove tartarugas são encontradas mortas na Ilha de Itaparica

Nove tartarugas são encontradas mortas na Ilha de Itaparica

Nove tartarugas foram encontradas mortas na região da Ilha de Itaparica nos últimos 11 dias. O número, considerado elevado pela diretoria de fiscalização ambiental da prefeitura de Vera Cruz, acendeu o alerta para a necessidade de investigar a relação das mortes dos animais com a presença do óleo nas praias. A Prefeitura de Vera Cruz informou que vai pedir ao Projeto Tamar que realize a biópsia das tartarugas mortas encontradas na região da Ilha de Itaparica.

Segundo a administração municipal, o número de répteis sem vida aumentou consideravelmente após a chegada de manchas de óleo nas localidades do Jaburu, Barra do Pote, Barra Grande e Tairu. Apenas nesta terça-feira (22), três tartarugas foram encontradas mortas em Barra Grande, uma em Salinas da Margarida e outra em Conceição. A suspeita é de que os animais tenham se intoxicado com o óleo.

“Essa época é o início de desova das tarturagas, então era comum encontrarmos uma ou outra morta, mas nunca num número tão grande em um intervalo tão pequeno”, explicou a diretora de fiscalização ambiental da prefeitura de Vera Cruz, Priscila Velloso. Segundo ela, aparentemente as tartarugas não apresentam manchas de óleo no corpo, mas ela acredita que as mortes possam estar vinculadas a uma intoxicação alimentar.

A diretora de fiscalização ambiental informou ainda que pretende mandar ainda nesta terça-feira uma das tartarugas encontradas mortas para que o Tamar possa fazer a biópsia para que eles possam ter o posicioanemtno preciso sobre a causa da morte. “Elas não foram encontradas em praias que foram atingidas pelo óleo, mas em locais próximos. Elas já foram encontradas em estado de decompsição. Ou seja, não morreram na praia, morreram em alto mar e foram levadas para a praia pela correnteza”, explica.

Na região, as praias atingidas pelo óleo são as de Vera Cruz, Jaburu, Barra do Pote, Barra Grande e Tairu. Na manhã desta terça também foram identificados fragmentos do óleo na Praia de Conceição.

Foto: Divulgação/PMVC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *