O piloto holandês Max Verstappen conquistou, neste sábado (16), a pole position do GP do Brasil de Fórmula 1. Com tempo seco e sol em São Paulo, o piloto da Red Bull fez a volta mais rápida no autódromo de Interlagos, em 1min07s508. É a segunda vez na carreira que o holandês vai largar na primeira posição. Ao seu lado estará o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari (1min07s631).
O hexacampeão antecipado Lewis Hamilton precisou se contentar com o terceiro lugar (1min07s699), seguido pelo monegasco Charles Leclerc (1min07s728). O piloto da Ferrari, contudo, vai largar somente do 14.º posto porque perdeu 10 posições no grid ao sofrer punição por usar motor novo na etapa brasileira.
O finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, com o vice-campeonato assegurado, ficou em quinto, seguido pelo tailandês Alexander Albon, da Red Bull. Ambos largarão uma posição à frente devido à punição aplicada a Leclerc.
Completaram a lista dos 10 primeiros: os franceses Pierre Gasly (Toro Rosso) e Romain Grosjean (Haas), o finlandês Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas) e o britânico Lando Norris (McLaren). A largada da 20.ª e penúltima etapa da temporada de 2019 está prevista para esse domingo (17) a partir das 14h10.