Com o objetivo de incrementar o interesse pela Bahia como principal destino de férias entre os portugueses, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) promove nesta terça-feira (19), em Lisboa, o Projeto Verão Bahia – Todo Mundo Ama. A ação consiste na realização de workshops com os principais operadores de turismo e agentes de viagem de Portugal sobre os principais destinos baianos.
A ideia é capacitar e atualizar os profissionais da área com estratégias de vendas de pacotes para as principais localidades turísticas do Estado. A meta é promover um aumento do fluxo de turistas internacionais em pelo menos 30% na Bahia, ao longo de 2020 e do verão de 2021.
Outros acordos com os portugueses com vistas a potencializar o turismo na Bahia vêm sendo negociados pela Setur. Um deles é o Programa de Requalificação de Patrimônio Cultural Edificado, que tem por objetivo promover a recuperação de prédios e edifícios históricos, com integração ao programa português Revive.
Para isso, na última semana, ocorreu um evento em Salvador que reuniu, além do vice-governador do Estado, representantes da Procuradoria Geral do Estado, da Secretaria da Administração, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério do Turismo, Unesco no Brasil, Santa Casa da Misericórdia e Diocese de Salvador para discutirem ações que nortearão as políticas de requalificação dos prédios históricos do Estado.
Também foi assinado este mês um protocolo de colaboração com o Instituto de Turismo de Portugal, visando firmar um acordo de cooperação técnica, pedagógica e científica para a implantação, na Universidade do Estado da Bahia – Uneb, um novo polo universitário dedicado à formação para as atividades turísticas.
Para o secretário do turismo Fausto Franco, essa parceria com Portugal vai dinamizar e qualificar a atividade turística no Estado.