Tiveram início nesta sexta-feira (27), em Salvador, as homenagens ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e à Nossa Senhora da Boa Viagem, organizadas pela Devoção Senhor Bom Jesus dos Navegantes. A programação – que este ano traz como tema “Na Gratidão do Povo navega o Anjo Bom da Bahia” – começou às 6h, com uma alvorada de fogos, seguida de uma celebração eucarística.
Os fiéis também puderam realizar uma lavagem do interior da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, com o posterior hasteamento da bandeira da Devoção. Ainda nesta sexta, às 19h30, está prevista a celebração de uma missa com vendedores ambulantes e moradores locais.
Além destas comemorações, a festa, que acontece há mais de dois séculos, marca também a volta da Galeota Gratidão do Povo, que passou por uma restauração completa e estava afastada dos festejos desde o ano passado, quando foi embargada pela Capitania dos Portos.
Conforme o presidente da Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem, Expedito Sacramento, a expectativa para a volta da embarcação histórica à festa é grande entre os fiéis. “Graças a Deus teremos ela de volta. O povo está em uma expectativa muito grande com o retorno da Galeota toda reformada, toda bem pintada”, frisou.
Tríduo – A partir deste sábado (28), um tríduo festivo será inciado às 19h30. Já no dia 31, após uma missa presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será embarcada na Galeota, seguindo da praia da Boa Viagem até o cais do Porto de Salvador. De lá, a imagem seguirá em procissão terrestre até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. No local, no primeiro dia de 2020, uma missa será realizada.
Os festejos serão encerrados no dia 5 de janeiro, na Igreja da Boa Viagem, com uma procissão, tendo a presença das imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, Nossa Senhora da Boa Viagem e Santa Dulce dos Pobres, também homenageada na festa.
Foto: Pascom/Arquidiocese de Salvador