O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa divulgaram uma nota conjunta neste sábado (28) informando que os cinco militares venezuelanos retidos em Roraima pelo Exército brasileiro foram recebidos pela “Operação Acolhida” e vão iniciar os procedimentos para pedir refúgio no Brasil.
Coordenada pelo Ministério da Defesa, a operação cuida do fluxo migratório dos refugiados que cruzam a fronteira para fugir da crise no paÃs vizinho.
Os militares foram encontrados pelo Exército brasileiro na quinta-feira (26) durante patrulhamento na região da terra indÃgena de São Marcos, ao Norte de Roraima. Os cinco estavam estavam desarmados e foram conduzidos à capital Boa Vista.
Mais cedo neste sábado, a Venezuela anunciou que havia solicitado ao governo brasileiro que os militares fossem entregues ao paÃs de origem.
Segundo o governo de Nicolás Maduro, os oficiais são “desertores” e estão envolvidos no ataque a uma base militar no sul do território venezuelano ocorrida na semana passada.