Centenas de fiéis se reuniram neste 1º de janeiro de 2020, em Salvador, para celebrar Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem.
Neste ano, a cerimônia contou o retorno da tradicional Galeota Gratidão do Povo, que tem 128 anos e foi embargada pela Capitania dos Portos da Bahia, em 2019, por causa de falhas no barco, mas passou por uma reforma estrutural.
O evento religioso começou com uma missa presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, por volta das 8h na Basílica de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Comércio. Após a missa, que acabou por volta das 10h, os fiéis mostraram sua fé e agradecimentos ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes em um dos momentos mais marcantes da celebração religiosa.
Também houve duas missas, as 9h e 10h, na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
Com muitos agradecimentos, os religiosos seguiram em procissão com as imagens de Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem para o cais do porto, que fica em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição.
No píer, por volta das 11h20, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes foi embarcada na Galeota, De lá ele segue em cortejo marítimo pelo Porto da Barra, cais do Porto e Ponta do Humaitá, de onde segue em procissão até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
Já a imagem de Nossa Senhora voltou para a Basílica da Conceição da Praia.
Foto: Max Haack/Divulgação