A estreia do Campeonato Baiano será adiada para o dia 22 de janeiro. Previsto para começar inicialmente no dia 15, o torneio terá cinco jogos na rodada de abertura. O anúncio oficial da Federação Baiana de Futebol (FBF) acontecerá no dia 6 de janeiro, de acordo com o presidente da entidade, Ricardo Lima. O motivo do adiamento foi um problema relacionado aos direitos de transmissão, atualmente detidos pela TV Bahia, filiada da Rede Globo no estado.
Inicialmente, houve dúvida por parte da Federação sobre o assunto. Isso porque a data limite para se encerrar todos os estaduais no Brasil é 26 de abril, e o Baianão teria que “invadir” datas da Copa do Nordeste para atender à demanda de jogos. No entanto, Bahia e Vitória, que já sinalizaram que disputarão o estadual com a equipe de transição, deram o aval para que a mudança ocorresse – a informação foi confirmada pelas assessorias dos clubes.
O jornal A Tarde entrou em contato com a Rede Bahia para entender qual foi o problema envolvendo os direitos de transmissão, mas a emissora não soube dar uma posição.
A Globo chegou a dizer, no início de 2019, que deixaria de transmitir os estaduais com sinal aberto em 2020. No entanto, no meio do ano, anunciou que desejava uma padronização dessas competições para gerar mais interesse do público. A fórmula de todos deverá contar com, no máximo, 17 datas em 2020.
Possíveis choques – A Copa do Nordeste se inicia no dia 21 de janeiro, um dia antes da nova data de abertura do Campeonato Baiano. No entanto, Bahia – contra o Santa Cruz – e Vitória – contra o Fortaleza –, só entram em campo no dia 25 de janeiro.
O elenco profissional do Vitória se reapresentou nesta quinta, no Barradão, após as férias de fim de temporada. O Bahia, por sua vez, só se reapresentará no dia 6 de janeiro, já na nova Cidade Tricolor, que fica em Dias D’Ávila.