A União Europeia convidou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammed Javad Zarif, a ir a Bruxelas, para discutir como evitar uma escalada dos conflitos do Irã com os Estados Unidos e para discutir a preservação do acordo nuclear firmado com o paÃs em 2015.
O convite foi feito pelo representante sênior do bloco para assuntos exteriores, Josep Borrell, informou a União Europeia em comunicado emitido neste domingo (5).
O Irã anunciou que vai decidir também neste domingo sobre os próximos passos do paÃs dentro do acordo nuclear. “Considerando as ameaças recentes (da América), deve-se sublinhar que, na polÃtica, todos os desenvolvimentos e ameaças estão ligados entre si “, declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores do paÃs, Abbas Mousavi.
A tensão entre EUA e Irã se agravou desde a morte do general iraniano Qassem Soleimani, na quinta (2), em um bombardeio aéreo americano em Bagdá, no Iraque. Na sexta-feira (3), o lÃder supremo iraniano, Ali Khamenei, e o presidente do paÃs, Hassan Rouhani, prometeram vingança pela morte de Soleimani, e o presidente americano, Donald Trump, respondeu também com ameaças.
Neste domingo (5), o exército iraniano disse duvidar que Trump tivesse coragem de cumprir as ameaças. O ex-ministro da Defesa iraniano e hoje conselheiro militar do lÃder supremo do paÃs, Hossein Dehghan, afirmou que “a resposta [ao ataque que matou Soleimani] será com certeza militar e contra alvos militares”.
No sábado (4), foguetes atingiram uma base militar e uma área próxima a embaixadas em Bagdá, mas não houve mortos ou feridos e ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque. LÃderes europeus manifestaram preocupação com a escalada de ataques no Oriente Médio por causa da morte de Soleimani.