O Laboratório Central de Salvador (LACEN), órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, recebeu nesta quarta-feira (15) o selo de qualidade do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). A certificação de excelência, que é promovida pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas atesta a credibilidade dos melhores estabelecimentos de análises clínicas das redes públicas e privada de todo país.
“Mais um reconhecimento a nível nacional que demonstra a capacidade de excelência no gerir dos equipamentos de saúde do município. O Laboratório Central exerce grande relevância no cuidado a saúde dos soteropolitanos, e o nosso objetivo é que todos os outros possam assim também ser reconhecidos pela excelência na estrutura e nos serviços ofertados”, ressaltou Leo Prates, titular da pasta.
O LACEN realiza atualmente o processamento de aproximadamente 210 mil exames por mês nas áreas de hematologia, microbiologia, bioquímica, uroanálise, dosagens hormonais, imunologia e parasitologia, com o intuito de auxiliar o diagnóstico e o monitoramento dos agravos à saúde pública como HIV, hepatites, sífilis e tuberculose, além das patologias crônicas como diabetes, agravos renais e doença falciforme.
O acesso ao serviço acontece gratuitamente para os moradores da capital baiana através das mais de 100 unidades básicas de saúde equipadas com sala de coleta na rede municipal.
Foto Divulgação/SMS