O presidente Jair Bolsonaro desembarca em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (30) para fazer um sobrevoo pelas regiões afetadas pela chuva. Os estados do EspÃrito Santo e Rio de Janeiro também foram incluÃdos no roteiro do sobrevoo.
Os três estados sofreram com os danos causados pela chuva em excesso e falta de infraestrutura para lidar com alagamentos. Bolsonaro será acompanhado pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo.
De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais às 10h de hoje (29), o maior número de óbitos foi registrado em Belo Horizonte (13). Em seguida vêm Betim (seis); Ibirité e Luisburgo (cinco, em cada). Quarenta e duas pessoas morreram soterradas e 11 afogadas ou por outras causas, após serem arrastadas pelas águas.
O último levantamento indica que, em todo o estado, há 38.703 pessoas desalojadas, ou seja, que tiveram que deixar suas casas e, provisoriamente, ir para a casa de parentes ou amigos. Além disso, 8.157 pessoas, sem ter para onde ir, buscaram abrigos, na maioria das vezes improvisados, em escolas ou igrejas.
Em memória das vÃtimas, foi respeitado um minuto de silêncio durante um evento do presidente Jair Bolsonaro com cantores sertanejos, no Palácio do Planalto, durante a manhã desta quarta-feira.
No último domingo (26), o governo federal informou que foram disponibilizados R$ 90 milhões, de forma imediata, aos municÃpios atingidos por chuvas desde 17 de abril. Os recursos são procedentes do Ministério do Desenvolvimento Regional.