Até o fim de dezembro deste ano, Salvador terá 100 mil pontos de luz modernizados com o sistema LED, com ação a ser promovida pela Prefeitura em um investimento de cerca de R$ 85 milhões. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto durante a entrega das intervenções do programa Iluminando Nosso Bairro em Pau Miúdo, ocorrida na noite desta terça-feira (28). Também estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito Bruno Reis e o diretor de Serviços de Iluminação Pública (Dsip/Semop), Junior Magalhães, demais gestores e autoridades municipais, lideranças comunitárias e moradores.
O prefeito afirmou que a prioridade fundamental da iniciativa é iluminar todo o bairro, principalmente os mais populosos. “É não se contentar em iluminar apenas a avenida principal, mas fazer chegar também aos becos e vielas. Sabemos a dificuldade que a pessoa passa ao ter que acordar cedo e sair de casa ainda no escuro, ter que andar um bom tempo ao ponto de ônibus, assim como voltar pra casa tarde da noite. Quanto mais iluminado o bairro, maior é a sensação de segurança e melhor a condição de sair e voltar pra casa sem a luz do dia. Esse é o principal objetivo do Iluminando Nosso Bairro e o programa já é um sucesso”, relatou ACM Neto.
Com isso, mais localidades terão o mesmo benefício que já é aproveitado pelos moradores de Pau Miúdo. No bairro, foram modernizados 854 pontos de luz em 162 logradouros, com investimento de R$1,4 milhão.
“Aqui era muito escuro, pois a luz amarela não era suficiente para iluminar as ruas. Com isso, acabavam acontecendo alguns crimes por aqui. Agora, com a nova iluminação, aumenta a sensação de segurança e podemos caminhar pelas ruas mais tranquilamente”, afirmou o comerciante Luis Claudio Santana, de 39 anos, residente no bairro desde que nasceu.
Programa – Lançado em março de 2019, durante a programação do aniversário de 470 anos de Salvador, o Iluminando Nosso Bairro tem levado às localidades, principalmente aquelas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a modernização do sistema de iluminação, proporcionando maior eficiência energética nas ruas e economia de até 50% aos cofres públicos. Até o momento, também já receberam o programa os bairros de Nova Constituinte, Calabar, da Paz, Palestina, Valéria, São Caetano, Pernambués e Liberdade.
Fotos: Valter Pontes/Secom-PMS