Funcionários de companhias aéreas e órgãos públicos, operadores de rampa, equipe do posto de atendimento pré-hospitalar do Aeroporto (PAPH), dos terminais de cargas e abastecedores conheceram nesta semana o Plano Especial de Contingência contra o Coronavírus, desenvolvido pelo Salvador Bahia Airport em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O documento aborda as responsabilidades de todos os elos envolvidos no atendimento a um eventual suspeito de infecção pelo Coronavírus, e procedimentos para isolamento, retirada e encaminhamento ao hospital de referência determinado pela Secretaria de Saúde do Estado. Além de padronizar os procedimentos, o Plano facilita e agiliza as ações de contenção de possível suspeito, protegendo os demais usuários.
O objetivo da reunião foi difundir informações de cunho preventivo, já conhecidas pela equipe de funcionários diretos do Salvador Bahia Airport e por todos aqueles que lidam diretamente com atendimento ao público, para o restante da comunidade aeroportuária. “Quanto mais pessoas estiverem preparadas para identificar passageiros com sintomas da enfermidade e adotar as medidas adequadas após isso, lidaremos com a questão de maneira mais rápida e eficiente”, disse Jader Depa, coordenador de Resposta à Emergência Aeroportuária do Salvador Bahia Airport sobre a importância do compartilhamento do Plano. Até o momento, não foram identificados passageiros com sintomas do novo coronavírus.
Medidas preventivas – Para evitar a propagação do agente etiológico, o Salvador Bahia Airport adotou uma série de medidas que vão além da transmissão dos alertas sonoros da Anvisa – emitidos a cada dez minutos na área de desembarque. São elas: colocação de dispensers de álcool em gel na saída dos banheiros, na Praça de Alimentação e em outras áreas de grande circulação e veiculação de avisos informativos sobre a profilaxia adequada ao lado dos pontos de distribuição de álcool em gel, nos estabelecimentos dentro do aeroporto e nos monitores do terminal de passageiros.