O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) vai pedir ao governo Federal nesta semana o valor de R$ 1 bilhão para que os estados se prepararem para chegada do coronavírus. Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, a entidade está elaborando uma carta que solicita o recurso em caráter extraordinário.
Todos os 27 secretários de Saúde dos estados assinam o documento, que deve ser protocolado em Brasília. A quantia seria um complemento para os insumos e equipamentos já prometidos pelo Governo Federal.
Em entrevista à reportagem de O Globo, o presidente do Conass e secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, explicou que o valor será destinado à contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem necessários para o funcionamento das UTIs. Máscaras, aventais e álcool em gel não estão previstos na compra.
Ainda segundo Beltrame, o recurso é uma prevenção diante da imprevisibilidade de como o vírus se comportará no Brasil e, caso a epidemia seja menor do que o cenário previsto, o dinheiro poderá ser devolvido.