O primeiro mês da circulação do coronavÃrus Sars-Cov-2 no Brasil deixou 77 mortes e 2.915 casos confirmados. Os dados são do balanço do Ministério da Saúde, que compilam os dados repassados pelas secretarias estaduais até as 17h30 desta quinta-feira (26).
CardÃacos, homens e pessoas acima de 60 anos estão entre os grupos que tiveram mais casos graves e mortes neste mês. O balanço aponta ainda que, nesta tarde, o paÃs tinha 194 pacientes internados em UTIs e outros 205 em enfermarias.
Em relação ao dia anterior, quando o balanço apontava 57 mortes, houve um aumento de 35%. Em relação aos casos, que somavam 2.433 casos na quarta, a alta foi de 19%. Dos casos, 1.665 estão no Sudeste. No Brasil, a taxa de letalidade é de 2,7%.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que a pasta não vai dar projeção de qual a estimativa de casos para o próximo mês, mas afirmou que não trabalha com a perspectivas de redução dos casos em abril.
De acordo com o governo, pessoas com problemas no coração, do sexo masculino e com mais de 60 anos são maioria entre os casos graves e mortes causadas pelo coronavÃrus Sars-CoV-2 no Brasil. Maior parte dos casos graves e óbitos ocorreu com em brasileiros com mais de 60 anos; 58% dos casos graves e 68% das mortes são de pacientes homens; doenças do coração são as principais associadas aos casos graves e mortes; diabéticos e pacientes com outras doenças respiratórias, como asma, também estão casos mais graves.