O ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou em entrevista coletiva nesta quinta-feira (02), a criação de linhas de crédito para atender os empresários voltados para o ramo turístico. O respectivo setor tem sofrido bastante por conta da pandemia do novo coronavírus.
Durante a coletiva, o ministro revelou que devem ser anunciadas condições de financiamento para os administradores da área, até a próxima semana. A medida influencia desde os MEIs (microempreendedor individual) até grandes empreendedores, e visa melhoria no capital de giro para que seja possível, nesse período, “vender a crise”.
De acordo com a Folha de São Paulo, as linhas de crédito devem ser oferecidas por instituições bancárias públicas, a exemplo do BNDES e Caixa Econômica Federal. Entretanto, não foi informado mais detalhes acerca do modelo e nem sobre o montante que será concedido.
Álvaro Antônio ainda falou sobre o forte impacto que o turismo tem surgido durante a pandemia do coronavírus. Por conta da recomendação de isolamento social como medida preventiva, uma série de viagens terminaram sendo canceladas.
Segundo ele, o setor tem um impacto de cerca de 8% no PIB do país e teve uma crescente considerável no ano anterior em 2,6%.