Será lançado nos próximos dias o Plano de Marketing TurÃstico de Salvador, que injetará cerca R$ 17 milhões no setor. Ação é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
O Plano de Marketing TurÃstico é um instrumento de promoção do destino Salvador nos mercados regionais, nacionais e internacionais. Ele também define diretrizes para divulgação da cidade e é focado nos atrativos e nas potencialidades ainda inexploradas do municÃpio, coordenando os esforços de promoção e comercialização do poder público e trade turÃstico local.
O objetivo é transformar Salvador em um Destino TurÃstico Inteligente (DTI), usando a tecnologia a favor da interação e integração do visitante. O Plano de Marketing estará disponÃvel para consulta pública no site https://marketingturistico.salvador.ba.gov.br, até o dia 10 de abril.
Dentre as ações previstas estão uma maior segmentação da comunicação digital, a realização de uma campanha de apresentação de Salvador para mercados emissores, um chatbot que irá auxiliar turistas nos equipamentos culturais da cidade, além da criação de rotas turÃsticas inteligentes.
O titular da Secult, Claudio Tinoco, disse que o Plano vai permitir que a cidade encontre novas oportunidades. A ideia é que as ações tragam, a curto prazo, o acréscimo de turistas e geração de empregos no setor e, à longo prazo, estratégias mais consolidadas de promoção do Turismo local.
“Através do Plano Estratégico de Marketing TurÃstico de Salvador nós iremos posicionar a cidade como um Destino TurÃstico Inteligente (DTI) visando exatamente alavancar e fortalecer todas as estratégias e ações que já vÃnhamos desenvolvendo, mas também encontrando novas oportunidades de transformar e fortalecer Salvador como destino preferencial turÃstico no Brasil e no mundo”, afirmou, em nota.
Reuniões particulares, públicas e questionários foram realizados ao longo da construção do Plano pela empresa global de consultoria em hotelaria, turismo e lazer Horwath HTL. A primeira apresentou o plano de trabalho a ser cumprido e a segunda teve como objetivo a validação do produto final.
Ao todo, 10 produtos especÃficos foram produzidos pelo documento: um plano de trabalho; uma análise atual da oferta turÃstica; uma análise da demanda atual e potencial; da promoção e comercialização do destino e dos seus produtos; dos principais concorrentes nacionais e internacionais; além de uma estratégia de marketing e promoção turÃstica; estratégia de comunicação digital; plano operacional; termos de referência e o documento final.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS