O deputado federal Igor Kannário (Democratas) comemorou a retirada da emenda apresentada pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE) à Medida Provisória 948/20. A emenda, que buscava determinar que somente o intérprete pudesse pagar o direito autoral de músicas executadas em eventos públicos e privados, foi retirada pelo próprio deputado após forte mobilização da classe artística.
Carreras divulgou uma “Carta aberta à classe artística” informando que retiraria a emenda. De acordo com ele, informações contraditórias foram divulgadas acerca da medida devido à falta de entendimento da MP. A emenda de Carreras isentava do pagamento de direitos autorais os realizadores dos eventos, deixando esse custo somente na conta dos intérpretes.
“Essa emenda só beneficiava os realizadores de eventos e atacava a classe artística do país. Acredito que toda esta nossa mobilização foi fundamental para que essa emenda fosse retirada pelo autor. Considero uma vitória importante para a classe artística. Devemos ficar atentos para que novas medidas nesse sentido não surjam daqui para a frente”, disse o deputado.
Foto: Divulgação