Depois de desistir do churrasco que faria para 30 pessoas e classificá-lo como fake, o presidente Jair Bolsonaro foi flagrado passeando em uma moto aquática no Lago Paranoá, próximo ao Palácio da Alvorada, neste sábado (09). As imagens, publicadas pelo portal Metrópoles, mostram o presidente usando a camisa do Esporte Clube Bahia – que ele ganhou quando veio para Salvador no ano passado – acompanhado de um outro homem na embarcação. Ambos aparecem sem máscaras.
O vídeo, que foi autorizado por Bolsonaro, mostra ainda o presidente parando para conversar com apoiadores também sem máscaras que, ironicamente, faziam um churrasco em uma lancha. Uma das mulheres que estava a bordo brinca com ele, dizendo: “A gente veio fazer o teu churrasco”. Bolsonaro responde afirmando que o país está um caos e que há “uma neurose” em torno da questão do coronavírus. “70% vai pegar o vírus. Não tem como”, diz o presidente.
O vídeo gerou críticas principalmente da oposição. O senador de Pernambuco Humberto Costa (PT) chegou a publicá-lo em seu perfil do Twitter, onde escreveu que o presidente estava comemorando a morte de 10 mil brasileiros. Por causa da marca, o Congresso Nacional decretou luto oficial de três dias, proibindo assim, quaisquer celebrações, comemorações ou festividades.
Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência disse que a saída do presidente se trata de agenda privada.