27 de novembro de 2024
  • :
  • :

Feira Segura começa com pé direito em Ilhéus

Feira Segura começa com pé direito em Ilhéus

O trabalho foi intenso mas o resultado compensou cada segundo de planejamento para execução da “Feira Segura”, no município de Ilhéus. A ação da CNA e do Sistema FAEB/SENAR, em parceria com a prefeitura e o Sindicato Rural do município, aconteceu por dois dias na cidade: na feira da Guanabara, na sexta, e no Centro de Abastecimento da Urbis, neste sábado.

Mais de trinta feirantes foram capacitados para comercializar os produtos de forma correta obedecendo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Além disso, todos os feirantes receberam um kit com avental, toucas, luvas, máscaras e embalagens.

O feirante Cláudio Santos Cruz, de 44 anos, participou do projeto. Ele comercializa coco verde e banana na feira da Guanabara, há oito anos. “Quando a gente traz essa higiene aqui pra dentro da feira livre, é muito melhor pois atraímos mais clientes para comprar na mão da gente, o que aumenta o movimento e as vendas”, disse, empolgado, o feirante.

Os consumidores também aprovaram a iniciativa. “Toda forma de proteção é válida para o consumidor. Quanto mais cuidado a gente tiver, mais seguro a gente vai se sentir pra vir aqui comprar. Têm as pessoas que necessitam desse comércio, vivem dessa feira e é um incentivo, uma ajuda, tanto para quem precisa consumir, quanto para quem precisa vender”, comentou Roberta Silva, moradora da cidade.

O presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda, ressaltou o bom resultado do projeto, que vai acontecer ainda em outros quatro municípios baianos. “Estamos extremamente satisfeitos com o resultado da Feira em Ilhéus. Muito bom poder ajudar os pequenos agricultores e feirantes da região, que sentiram o aumento das vendas em um momento tão delicado como esse que vivemos. Melhor ainda saber que nosso projeto serviu de incentivo para a prefeitura, que pretende agora ampliar a ação na cidade”, explicou.

O presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade, também pontuou o bom resultado do projeto. “A cidade de Ilhéus vive há muitos anos com um problema crônico em suas feiras livres. Então esse projeto veio como uma luva para apresentar ao município um modelo de feira a ser implantado em nossa cidade. Estou, realmente, muito feliz com o resultado dessa iniciativa”, comemorou.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus, Vinícius Briglia, a meta é ampliar essa ação. “Nossa proposta é expandir essa iniciativa para todas as feiras livres de Ilhéus. Essa é a vontade do Prefeito Mário Alexandre, que trabalha para garantir a sustentabilidade dos micro produtores rurais e o funcionamento das feiras”, informou.

Na próxima semana a “Feira Segura” será realizada em Itamaraju, logo depois em Itapetinga, Barreiras e Senhor do Bonfim.

Foto: Gabriel Geralle/Ascom Senar-FAEB




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *