27 de novembro de 2024
  • :
  • :

Governador diz que casos de coronavírus se estabilizaram nos últimos 4 dias

Governador diz que casos de coronavírus se estabilizaram nos últimos 4 dias

O governador Rui Costa afirmou nesta quarta-feira (27) que o número de casos ativos de coronavírus na Bahia se estabilizou nos últimos quatro dias, o que pode ser o início da queda nas contaminações. Os casos ativos, explicou o chefe do Executivo baiano, são as pessoas internadas ou infectadas há menos de 14 dias, com potencial de transmitir a Covid-19.

“É isso que chamamos de platô. Os casos ativos pararam de crescer”, disse o governador, em transmissão nas redes sociais. “ Este é o primeiro passo para começar, em seguida, a descer a curva. Mas (o isolamento) precisa continuar como está nesses quatro dias. Se isso acontecer, a curva vai começar a cair. Significa que a gente vai poder, em breve, ir retomando a normalidade. Mas é preciso manter alguns dias na linha horizontal para começar a cair”, acrescentou.

Para Rui, é possível reafirmar o que dizia desde o primeiro dia do contágio: se fizer um isolamento forte, o resultado aparece imediatamente. “Nesses últimos dias, em que aumentamos o isolamento social, o resultado apareceu imediatamente”, afirmou.

Alerta no interior – O governador reforçou, entretanto, o aumento observado de casos em muitos municípios, ao contrário do que apontam os dados estaduais. Rui mencionou as cidades de Camaçari, Candeias, Jequié, Ipiaú e Feira de Santana. “Das dez cidades com mais casos, hoje Feira de Santana é a que mais nos preocupa. Se continuar assim, vai ter explosão de casos no próximos dia”, disse.

Ponto facultativo – Para buscar a queda no contágio, as repartições públicas estaduais instaladas em Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Jequié, Lauro de Freitas e Salvador terão ponto facultativo na quinta, 28, e também na sexta-feira, 29. O decreto será publicado na edição de quinta do Diário Oficial do Estado. No setor privado, somente supermercados, farmácias, unidades de saúde, serviços de segurança, serviços funerários, postos de combustíveis, indústrias, bancos e lotéricas poderão funcionar na quinta e sexta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *