Mais de cem alunos do Programa Seja! Saberes da EJA mantém a rotina de aulas durante a pandemia. As atividades on-line permitem a conclusão do curso de educação de jovens e adultos (EJA) profissionalizante.
Após conclusão, os estudantes vão receber diploma do ensino médio, além de certificado de formação profissional fornecido pelo Senai, contribuindo para a inserção deles no mercado de trabalho.
A iniciativa, que é patrocinada pela Braskem, é realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) com participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Bahia) com o intuito de elevar a educação básica de jovens e adultos de Camaçari e Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Este é o segundo ano do projeto SEJA! na região de Camaçari e marca a expansão do projeto para o município de Dias D’Ávila. Originalmente, o programa intercala aulas a distância (EaD) e presenciais, numa proporção de 80% on-line e 20% presencial.
Por conta da necessidade de isolamento social para evitar a transmissão pelo novo coronavírus, as atividades foram concentradas no modelo on-line.
De acordo com Márcia Maria Castro, gerente de Processo do Sesi Bahia, o projeto já tinha estrutura formatada para a aula on-line. A parte presencial do curso já havia sido finalizada, por isso foi possível a adaptação 100% on-line para o ambiente virtual, garantindo a conclusão do cronograma sem prejuízo para o aprendizado.
Foto: Divulgação