Morreu nesta sexta-feira (26) o ex-deputado e fundador do jornal Correio Félix Mendonça (PDT), aos 92 anos. Ele estava internado no Hospital Aliança, em Salvador, após ter sido diagnosticado com covid-19.
O anúncio do internamento foi feito no dia 21 de junho pelo filho, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT). “Meu pai testou positivo para o coronavírus e está internado aos cuidados de uma equipe muito competente. Aos 92 anos, ele é o meu maior exemplo de coragem, ética, amor ao próximo e vontade de viver. É um guerreiro, torçam e rezem por ele, afinal pedir a Deus é o que mais importa”. Félix Jr. também foi diagnosticado com covid-19 e está em quarentena.
Formado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1955, Félix Mendonça nasceu em Coração do Almeida, no Recôncavo Baiano, foi prefeito de Itabuna (1963–1966), deputado estadual (1967–1971) e deputado federal (1983–2011).
“Ele foi um político e um empresário muito importante para a Bahia e, durante toda a sua vida, manteve uma relação de amizade com a nossa família. Foi um dos melhores amigos do senador Antonio Carlos Magalhães”, lamentou Antonio Carlos Junior, presidente do conselho de administração da Rede Bahia.
O prefeito ACM Neto também lamentou a morte de Félix Mendonça. “Tive o privilégio de conviver com ele desde criança. Pude admirar a amizade dele com o meu avô Antonio Carlos Magalhães. Eram queridos amigos, amigos da vida inteira. Tive, também, a oportunidade de ser seu colega na Câmara dos Deputados. Era um exemplo de homem público. Dr. Félix nos deixa muita saudade. Quero expressar os meus sentimentos e a minha solidariedade aos amigos e familiares de Félix Mendonça. Que Deus conforte a todos neste momento de profunda tristeza”, afirmou o prefeito.
O governador da Bahia Rui Costa divulgou mensagem em que lamentou a morte do empresário. “Com muita tristeza, recebi a notícia da morte do ex-deputado e ex-prefeito de Itabuna, Félix Mendonça, aos 92 anos, na noite desta sexta. Ao seu filho, o deputado federal Felix Mendonca Jr, e todos seus amigos e familiares, meus sentimentos neste momento de profunda tristeza”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Nelson Leal, decretou três dias de luto pela morte do ex-deputado. “Estendo minha solidariedade e meu abraço de conforto à esposa, Maria Helena, e aos seus filhos Andrea, Cristiana e Félix Jr., especialmente a este último, meu caríssimo e nobre amigo. Tive o privilégio de desfrutar do bom humor e da inteligência do deputado Félix Mendonça, um dos meus mentores nos meus primeiros anos de política, e que encaixou sete mandatos consecutivos na Câmara Federal, em Brasília, porque era obstinado e competente naquilo que fazia”, disse Leal.
Felix deixa a esposa, Maria Helena Mendonça, e os filhos Andrea, Cristiana e Felix Júnior.