Uma iluminação moderna e mais eficiente revela ao anoitecer os atrativos da área beira-mar revitalizada pelo Governo do Estado no bairro do Bonfim. As obras de urbanização sob a responsabilidade da Conder estão em fase de conclusão, faltando apenas a instalação de um guarda-corpo em eucalipto tratado e revestimento em concreto do muro de gabião que irá garantir a segurança de pedestres.
A nova via de ligação entre a Pedra Furada e o Porto da Lenha facilita a mobilidade com a melhoria do trânsito, além da praça e das áreas de lazer, com ciclovia, campo de futebol e quadra poliesportiva, valorizarem muito essa região conhecida da Cidade Baixa, que fica no entorno da famosa Igreja do Bonfim.
O novo sistema de iluminação instalado ao longo dos 562 metros da pista de borda construída pela Conder, conta com 86 postes e 161 luminárias em LED, oferecendo mais segurança e conforto para os praticantes de atividades físicas e aqueles que desejam apreciar a paisagem de um dos lugares mais aprazíveis da capital baiana. O bairro do Bonfim é famoso pela culinária típica dos restaurantes existentes na região conhecida como Pedra Furada, onde é possível contemplar a bela vista da Baía de Todos-os-Santos.
O diretor de Habitação e Urbanização Integrada da Conder, Mauricio Mathias, destaca que as intervenções no local são amplas do ponto de vista físico e social, representando um investimento da ordem de R$ 10 milhões, com recursos captados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida estadual.
“Além de entregar uma área completamente requalificada, levando mais mobilidade e qualidade de vida para essa região importante da Cidade Baixa, as famílias que moravam em condições de risco nas palafitas que existiam no local foram relocadas para um empreendimento próximo, graças à parceria estabelecida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano com o programa Minha Casa, Minha Vida. E não paramos por aí, já que serviços de contenção de encostas também foram iniciados, completando a intervenção de urbanização integrada realizada pelo Governo do Estado”.
Foto: Divulgação/Conder