As medidas restritivas e ações de proteção à vida serão prorrogadas pela sexta semana no Nordeste de Amaralina. O anúncio foi feito na manhã de hoje (13) pelo prefeito ACM Neto, durante inauguração do Caminho da Fé, na Avenida Dendezeiros. Ele anunciou ainda o retorno à lista do bairro de São Cristóvão, a partir de sábado (15).
“Espero que essa seja a última prorrogação (no Nordeste de Amaralina). Eu sei que os comerciantes estão sofrendo bastante, mas não temos outro caminho. Se o número de casos não tiver uma redução no bairro, não teremos como sair de lá”, afirmou o prefeito.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 150 testes rápidos para detecção da Covid-19 hoje (13) no bairro e 35 tiveram resultado positivo. A média de casos positivos se mantém em 36% entre os testes realizados, mesmo com todas as ações da Prefeitura na localidade, a exemplo do fechamento dos comércios formal e informal.
São Cristóvão – Sobre São Cristóvão, o bairro já registra 1.245 casos da Covid-19. Só nos últimos 13 dias, foram 255. Nos últimos sete dias, 168. “Vamos retornar a São Cristóvão para ver se conseguimos baixar esses números”, disse o prefeito.
As medidas restritivas nos bairros de Santa Cruz, Pernambués, Pirajá e Mata Escura terminam nesta sexta-feira (14), quando a Prefeitura vai definir se haverá prorrogação ou inclusão de novas localidades. Nesses locais, os testes rápidos realizados hoje (13) pela SMS apontaram 206 casos positivos para a Covid-19.
Ações – Nesses locais com medidas restritivas, os pontos de comércio formal e informal permanecem fechados, independentemente da área da loja. Está permitido apenas o funcionamento de atividades essenciais, a exemplos de supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery (sem retirada no local) e serviços de saúde.
São promovidas também ações de proteção à vida, que envolvem distribuição de cestas básicas para trabalhadores informais e entidades sociais que atuam na região, e de máscaras de proteção para a comunidade. A estratégia engloba, ainda, testes rápidos para detecção do coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e assistência social através do Cras Itinerante.
Vale lembrar que, nesses bairros, mesmo aquelas atividades econômicas liberadas para funcionar nas duas fases de retomada, a exemplo de shoppings centers, bares, restaurantes e academias, devem permanecer fechadas.
Foto: Max Haack/SECOM-PMS