O estado do Amapá está enfrentando uma série de dificuldades por conta de um apagão que atinge a região desde a noite de terça-feira, 3. A falta de energia afeta também serviços essenciais como o abastecimento de água e fornecimento de internet.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela transmissão de energia, o apagão ocorreu em virtude de um incêndio no transformador 1 da Subestação de Macapá, de propriedade da empresa LMTE, responsável pela energia no estado.
De acordo com informações do portal UOL, das 16 cidades do estado, apenas três — Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari — mantêm a energia já que são abastecidas por sistemas independentes. A capital Macapá está com o fornecimento de luz completamente suspenso.
O governo do estado informou que as unidades de saúde estão sendo mantidas por geradores. Por conta do apagão, houve uma grande procura da população por itens essenciais como combustível e água mineral, já que o abastecimento de água encanada foi paralisado.
Ainda não há previsão de quando os transformadores que foram danificados voltaram a operar. A expectativa é que o processo de reparo do equipamento que foi menos danificado comece ainda nesta quinta-feira, 5. Esse processo pode durar até 48h.