Executivos representantes da Apple e do Facebook tiveram uma intensa troca de acusações, nesta sexta-feira, 20. De acordo com informações do TecMundo, a diretora internacional de privacidade da Apple, Jane Horvath, afirmou que o Facebook “tenta coletar o máximo de dados que for possível” dos usuários e acabou gerando atrito na relação entre as empresas.
Segundo o veículo, as políticas e mecanismos de privacidade inseridos no App Tracking Transparency (ATT), para o iOS 14, são importantes e proporcional ao usuário um sentimento de proteção e controle sobre as próprias informações. Porém, a medida interfere ativamente no lucro de outras companhias, como o Facebook, que investigam profundamente um usuário para elaborar um perfil completo para vendê-los à patrocinadores.
A Apple teria utilizado o Facebook como uma das razões para o desenvolvimento de seus mecanismos de privacidade. “Os executivos do Facebook deixaram claro sua intenção de coletar o máximo de dados possível em sua própria plataforma e fora dela, para desenvolver e monetizar detalhados perfis de seus usuários”, comentou a Jane Horvath em um trecho da carta.